domingo, 22 de junho de 2008

Cê sab ses onz pass Savassi*

* Tradução belorizontês > português: Vossa senhoria faria a gentileza de me informar se o transporte coletivo que circula por esta região passará pela Savassi?



Olha, passar num passa não, viu, mas bem que podia. Olhando com boa vontade, até parece que ele está na Afonso Pena, em frente ao Parque Municipal, não é não?

- Escrita Fonética -
U tar do premero mundo - aquele qui nóis aprende na iscola má qui supusitoriamente num izéste mais - até qui é bão, viu moço. Tumbém né essas coisa toda não, di modos qui a gente iremos ver futuristicamente nus dimais posti dessi brogui. Mas si tem uma coisa qui pra quar nóis deve ritirá u chapéu, é us ôbinus. Uma belezura qui só.
- Caipira 2.0 -

E não somente os ônibus, seu Jeca. Adicione a esta lista os outros dois integrantes do sistema transporte público da Greater Vancoucer, SeaBus e SkyTrain. Dá vontade de catar a equipe de engenheiros de tráfego da Translink, despachar os pobres coitados pra São Paulo e, com um cordial tapinha nas costas, dizer-lhes: quero ver se ocês são bão mesmo!

Poderia fazê-lo não apenas em SP, mas também no RJ, BH, BSB - ô desgrama que é o transporte público na cidade que se diz planejada - e creio que em qualquer capital Brasil afora. É que São Paulo, acredito eu, seria o supra sumo da sacanagem com os caras. E este ainda é um blog para sacanear canadense até mesmo quando os congratula por um trabalho bem feito.

Mas o fato é que o trem funciona. O trem, as balsas, os ônibus. Mesmo quando não funcionam, aos mal-acostumados olhos canadenses, funcionam: "Oh my God! Where is this f**king bus! It's two minutes late!" - diria o incrédulo Canadian. "Só dois?!" - responderia gritando o também incrédulo brasileiro.

Fatos curiosos sobre o sistema de transporte de Vancouver:

1 - Todos os ônibus são equipados na frente com um rack para 2 bicicletas. O camarada prende a magrela, dá o role de busão e termina a viajem no pedal;

2 - No SkyTrain e no SeaBus não tem cobrador - nos ônibus o motorista faz as honras. Cada um entrar na buena, sem ninguém pra cobrar. É claro que de vez enquando aparece um oficial da Translink ou mesmo os tiras para dar uma averiguada na passagem da moçada. Foi pego roletando de grátis? CA$150.00 de multa. Já vi isso acontecendo... Não! Num foi brasileiro, não. Era Canadian;

3 - O SkyTrain de Vancouver já serviu de locação para vários filmes hollywoodianos, se passando pelo metrô de NY, DC, etc;

4 - O balaio aí na foto é da linha que pego todo dia: 16 - Arbutus > 29th Avenue Station.

3 comentários:

Antonio Pinheiro Neto disse...

Filho estou me deliciando com suas crônicas. Parabéns.

Ana Ramone disse...

Olha, tirando o Sul do Brasil (pq ali o trem funciona), acho que todas as capitais mereciam uma linha descente de transporte público!!

Agora, reclamar de dois minutim?! Que iss!!!

Anônimo disse...

2 minutos??? Em Vancouver, eu também reclamaria! Onde já se viu? Issé primeromundo, uai! Ai... começou a doer o estômago, no meio da crônica. Eu pensei: "não... não... não... não foi ele! Eu avisei que a multa era alta. Não foi essa a educação que eu dei." Ufa! Que alívio ler o resto.

Ah... agora encontrou os acentos no teclado?
Beijos