domingo, 27 de julho de 2008

Enfrentar Seus Fantasmas

Fechando uma breve folga, tamo de volta. I'm back. Está com tempo? Depois de tanto tempo, há muito pra dizer. E o que diabos aconteceu? Praga.

Praga de professor, né Tim? Eu explico. Mês passado, na semana seguinte ao Canada's Day, eu deveria entregar um ensaio argumentativo para o meu professor de Advanced Writing end Reading, Tim. Mas não entreguei. Sim, menino mau. [♪]Music break[♪]Bad, bad, bad, bad boy || You make me feel so good || Gloria Estefan & Miami Sound Machine: Bad Boys (1985) [♪]Stop[♪].

Prevaleceu a boa e velha desculpa do "bloqueio criativo". Dai veio a praga. E o que foi forte o bastante para quebrar a "praga de professor" não foi o beijo de uma doce princesa, o que teria sido bom, mas um poster do filme Mamma Mia!. O poster da doce-bobinha-águacomaçúcar-comédia-romântica-do-verão me trouxe do volta. Como? Reascendendo um antigo trauma: O Casamento de Muriel (Muriel's Wedding AUS 1994). Sim, não ria. O filme australiano de 94 me fez desenvolver uma fobia que subia pela espinha a cada vez que eu escutasse uma musica do ABBA. É o que podemos chamar de vudu globalizado, meu caro. Um canadense roga uma praga num brasileiro que só pode ser quebrada pelo poster de um filme americano que o fez lembrar de um filme australiano cheio de musicas suecas. "WHAT?!" Exactly!



Era um fim-de-semana qualquer em 1994. O jovem Henrique estava em casa com sua cinéfila família. Era comum que nos fins-de-semana eles alugassem de 8 a 12 fitas de VHS - o avô do DVD - assistindo desde superproduçðes americanas a filmes iranianos. Ele estava empolgado por haver pela primeira vez - Crocodile Dundee não conta - um filme australiano entre os títulos. Mas foi demais para um garoto de 14 anos. Sua mente não pode suportar. Foram necessárias três semanas para que ele voltasse a dormir tranquilamente. Antes, apenas pesadelos, "Waterloo, Waterloo", a noite toda. Desde então não posso ouvir uma música do ABBA sem sentir um frio na barriga.

O ínicio dos anos 2000 foram um pouco perturbadores, depois que a banda A-Teens resolveu regravar ABBA, mas dei conta do recado. Bem, agora estou decidido: devo enfrentar meus fantasmas do passado. Vou assitir Mamma Mia!

Se eu não voltar com vida, diga a minha familia e a meus amigos que fui bravo e que os amo. Deseje-me sorte.

Nenhum comentário: