terça-feira, 1 de julho de 2008

Canada Day / Fête du Canada

Hoje, 1° de Julho, é Canada Day!!! Isso ae!!! Let's celebrate!!
Mas, aaaah, por gentileza, aaaah, o que é Canada Day?

Bem, de acordo com a Wikipedia:
"Freqüentemente chamado de "Aniversário do Canadá" pela grande mídia, a ocasião marca a união das províncias britânicas de Nova Scotia, New Brunswick, e as Province of Canada - que no processo se dividiram em Ontario and Quebec - numa federacao de quatro provincias em 1° de Julho de 1867..."

Ah... Bacana. Feliz 141° Aniversário! É como o nosso 7 de Setembro. É dia da independência, né não? Opa, peraí... não acabou ainda:

"... Contudo, embora o Canadá seja reconhecido como seu próprio reino nesta data, o parlamento britânico manteve um limitado controle políticos sobre o novo país, coisa que se arrastou ao longo dos anos ate que em 1982 o Ato Constitucional nacionalizou a constituição canadense. Logo o Canada Day difere dos demais Dia da Independência celebrados em outros países ja que a data não comemora a quebra completa dos laços metrópole-colônia."

Hum, saquei... mals ai. 1982? Serio?! Hunf... É, devo dizer que isso tudo soa um pouco covarde. Por que vocês não usaram a independência dos EUA como desculpa e fizeram a sua? Porra! Onde estão as historias de luta pela liberdade, sangue pela pátria e o fim da tirania? Não? Sei...

Permitam-me contra-lhes uma VERDADEIRA historia de independência. Sentem-se. É das grandes (mas é também a melhor parte do post de hoje).

Era uma vez, uma colônia Portuguesa com certeza. Quando Napoleão decidiu invadir Portugal, a familia real portuguesa pirulitou-se para sua colônia, escoltados pelos brothers da marinha britânica. Mas eles, Reais que eram, não poderiam viver em uma colônia, então elevaram o Pais a Reino Unido de Portugal e Brasil.

Passado algum tempo, o megalomaníaco nanico francês perdeu a guerra, em posição extremamente desfavorável, dai a moçadinha de Portugal exigiu a volta de seus pares. E a lusitanada foi toda embora, mas largou pra traz um jovem príncipe, que embora tenha nascido em Lisboa, veio para o Brasil aos 9 anos, e 13 anos depois não queria voltar.

Historinha batidassa que todo mundo conhece. O camarada é um jovem príncipe europeu, por acaso o próximo na linha de sucessão, 22 anos nas costas... Passou sua puberdade vivendo na SUA colônia, onde faz tanto, mas tanto calor, que as nativas andam nuas por ai... 2+2=? Jovem príncipe + nativas nuas? Pois é... ele quer ficar. "Então, paps, big-Rei... Tem essas parada aí de revoltas... Se pá eu fico aí, dando uma geral nas terras da família, sacô? Numa dessas eu dou um pulo em casa."

Ele ficou. No ano seguinte, em 7 de Setembro de 1822, passou o rodo no véio e proclamou Independência do Brasil, tornando-se o primeiro imperador tupiniquim. Paps achou paia, mas num reclamou muito não, foi só jogar 2 milhões de libras esterlinas na mão dele que até reconhecer a independência da ex-colônia o big-Rei sovina reconheceu.

3 comentários:

Antonio Pinheiro Neto disse...

O tal príncipe, Pedro I por terras d'aqui, tornou-se também Pedro IV em terras d'além mar, ou seja, na ex-matriz.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ana Ramone disse...

"Então, paps, big-Rei... Tem essas parada aí de revoltas... Se pá eu fico aí, dando uma geral nas terras da família, sacô? Numa dessas eu dou um pulo em casa."

Essa parte ficou muito boa!
HAhahahaahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha